ESCOLA ESTADUAL JOSÉ FERREIRA LIMA
PROFESSORA ALCEJANE DE SOUZA CARNEIRO
DISCIPLINA DE GEOGRAFIA
PÚBLICO ALVO: ALUNOS DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO
PROJETO
SURGIMENTO DA CIDADE
APRESENTAÇÃO
Trata-se de um projeto de prática de leitura visual de imagens, levantamento de dados e registros consecutivos, a ser desenvolvido com os alunos do 2º ano do Ensino Médio do período vespertino e noturno. O projeto tem como objetivo principal levar os alunos a vivenciar no dia-a-dia as práticas de leitura trabalhando sobre o surgimento da cidade Santa Rita do Pardo – MS, através da arte na disciplina de geografia e assim desenvolver uma construção lógica, com os recursos tecnológicos, viabilizando a capacidade dos alunos de analisarem e construírem suas idéias e compartilharem com os demais. Assim possibilitando desenvolver e criar ações participativas, com auto-estima que às vezes é perdida, incluindo a participação mais ativa nas aulas de tecnologia, usando as ferramentas disponíveis no seu cotidiano escolar.
JUSTIFICATIVA
Fazer com que o aluno busque construir novos significados para a leitura visual, trabalhando com pesquisas sobre o surgimento da cidade Santa Rita do Pardo, buscando levar algo diferenciado com intuito de despertar no educando um interesse maior pelo desenvolvimento socioeconômico, histórico e cultural da cidade, enfatizando sempre que os valores e desenvolvimento da cidade é o eixo principal do aprendizado e da construção significativa no cotidiano de cada um, através da utilização da tecnologia no sentido de aperfeiçoar os conhecimentos dos alunos em forma de aprendizagem.
OBJETIVO
Estabelecer algumas relações entre o modo de vida característica da zona urbana e rural, identificar e compreender as suas pertinências as diversas mudanças e transformações das quais participam, respeitando suas regras básicas de convívio social e a diversidade que os compõem.
Despertar o interesse pela tecnologia com o convívio social, cultural e econômico.
Possibilitar ao aluno conhecer e comparar a arte na Geografia no desenvolvimento da cidade, utilizando a tecnologia com suas diferentes ferramentas.
Possibilitar ao aluno conhecer e comparar a arte na Geografia no desenvolvimento da cidade, utilizando a tecnologia com suas diferentes ferramentas.
Estimular e desenvolver o gosto pela arte juntamente com a geografia, observando a grande importância da tecnologia neste desenvolvimento.
Sistematizar o conhecimento sobre a cidade, identificar, valorizar, resgatar os costumes, a cultura e a vida social da cidade Santa Rita do Pardo-MS.
METODOLOGIA
Este projeto será desenvolvido paralelamente a outras atividades e conteúdos, no que diz a respeito à leitura visual, leitura escrita e produção de textos, na sala de aula e sala de tecnologia. O trabalho centra-se em desenvolver o seu conteúdo programático, relacionando a tecnologia e a arte na geografia no desenvolvimento da cidade de Santa Rita do Pardo-MS;
Pesquisa sobre a origem da cidade utilizando sites da internet, pesquisas de documentos e entrevistas. Após os dados coletados, os alunos digitarão no Word, formatando seguindo regras impostas pela professora;
Pesquisa de imagens antigas da cidade e digitalização de fotos antigas anexando-as no trabalho;
Levantamento de dados sobre o desenvolvimento econômico a partir de 2000, criando tabela utilizando Excel;
Pesquisa sobre a origem da cidade utilizando sites da internet, pesquisas de documentos e entrevistas. Após os dados coletados, os alunos digitarão no Word, formatando seguindo regras impostas pela professora;
Pesquisa de imagens antigas da cidade e digitalização de fotos antigas anexando-as no trabalho;
Levantamento de dados sobre o desenvolvimento econômico a partir de 2000, criando tabela utilizando Excel;
Leitura de mapas e da planta da cidade na internet sobre a expansão urbana, anexando a imagem no trabalho digitado como forma de hipertexto;
Pesquisa de campo sobre a origem das ruas;
Entrevistas com artesões da cidade através de filmagens;
Pesquisa de registro de documentos sobre a administração política da cidade;
Levantamento de dados, fotos, registros e entrevistas sobre as escolas das cidades.
Pesquisa de campo sobre a origem das ruas;
Entrevistas com artesões da cidade através de filmagens;
Pesquisa de registro de documentos sobre a administração política da cidade;
Levantamento de dados, fotos, registros e entrevistas sobre as escolas das cidades.
Finalizar o trabalho, passando as imagens principais e conhecimentos importantes sobre o município em forma de noticiário para o programa Movie Maker, estendendo a apresentação a todas as salas do ensino médio.
RECURSOS
Pesquisas na internet;
Scaner; Máquina fotográfica
Filmadora Computador
Movie Maker
AVALIAÇÃO
A avaliação será através de cada etapa executada pelos alunos, suas criatividades e habilidades na utilização das tecnologias disponíveis.
http://www.youtube.com/watch?v=Q7z2cZs9J0Y
Um comentário:
Muito bom o Projeto Surgimento da cidade, pois resgata a cultura do nosso município e é uma maneira diferente de se trabalhar, onde os alunos buscam o passado e mostra o presente da cidade. Parabéns Alcejane e alunos.
Postar um comentário