domingo, 14 de agosto de 2011

ROTEIRO PROPOSTA DO PLANO DE AÇÃO


GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE PLANEJAMENTO E APOIO À EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS.
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DE TRÊS LAGOAS
 
                                                                                                  

MODULO V – PLANEJAMENTO COM TECNOLOGIA
ROTEIRO PROPOSTA DO PLANO DE AÇÃO


1. Identificação
Escola, professor STE, prof. regente, coordenador, período, turma
Escola Estadual José Ferreira Lima / Escola Municipal Raimundo Cândido de Araújo
Zenilda / Ana Ruthi / Gedalva
Enedina / Valdeci / Matutino e Vespertino / 6º ao 9º e 1º, 2º e 3º Ano do Ensino Médio
2.Tema
Arte na Geografia


3. Justificativa
O projeto traz por tema Arte na Geografia, faz com que o aluno interage a Geografia com a Arte, excluindo o tabu que há entre artes e geografia, resultando em uma aula interdisciplinar e de grande aprimoramento cultural, territorial e aprendizado.


4. Objetivo(s)
O projeto Arte na Geografia tem por objetivo a função principal aquisição de conhecimentos necessários à compreensão do mundo em sua complexidade, por meio de diferentes escalas de análises.
                            Promover aprendizagem da leitura e da escrita de obras de artistas plásticos, utilizando dentro da Geografia e da Arte, no qual o professor elabora questões sobre a obra plástica fazendo com que os alunos aceitam e conheça e a Arte na Geografia, através de diferentes pintores e origem de suas obras. Como exemplo a obra de Tarsila de Amaral “Os Operários”, que representa a revolução industrial, o desenvolvimento urbano, a poluição etc.
                                   Como essa produção não envolve um processo de criação, mas, sim, o registro de imagens e cores e de instruções para descobrir ou aprender a interação da Arte na Geografia, o projeto privilegia os aspectos do como escrever e ler as obras, favorecendo, assim, o trabalho com os alunos, que estão em processo de conhecimento e desenvolvimento do espaço geográfico. Por outro lado, o projeto também é interessante de ser trabalhado com os alunos que já sabem sobre desenvolvimento do espaço geográfico, mas precisam avançar em aspectos relacionados a conhecimento do espaço, ao uso das obras em relação ao desenvolvimento urbano, rural etc.

Objetivo específico
                           Além disso, este projeto permite aos alunos aproximarem-se da Arte na Geografia e conhecer as obras que marcam a trajetória das evoluções ocorridas no mundo e as culturas em locais diferentes. Ao pesquisar as obras artísticas de um determinado pintor os alunos estarão também estudando aspectos da História e da Arte na Geografia. Será uma oportunidade inclusive para que eles aprendam e valorizam a Arte na Geografia e fora da mesma, e a pluralidade cultural que caracteriza cada local.



5. Disciplinas envolvidas
Geografia e Arte



6. Metodologia/Procedimentos
                                   Este projeto será desenvolvido paralelamente a outras atividades durante o ano, no que diz respeito e leitura de imagem e produção de desenhos, pinturas e textos escritos, o trabalho centre-se em desenvolver o seu conteúdo programático, relacionado com a Arte na Geografia.


  • 1º passo – Escolher uma obra;
  • 2º passo – Escrever esta obra selecionada, dentro da Geografia, através de questões almejadas pelo professor (a);
  • 3º passo – Pesquisar dados sobre o artista plástico;
  • 4º passo – Incluir no contexto estudado de Geografia tanto a obra quanto a pesquisa, de forma clara e objetiva;
  • 5º passo - Debate a respeito da imaginação (significado, importância das obras na Geografia) primeiramente em duplas, depois no geral;
  • 6º passo - Leitura de imagem e comparações das obras;
  • 7º passo – Reproduzir em cartaz da obra escolhida, para exposição, sobre a Arte na Geografia, e seus fundamentos dentro da Geografia.

Além disso, este projeto permite aos alunos aproximarem-se da Arte na Geografia e conhecer as obras que marcam a trajetória das evoluções ocorridas no mundo e as culturas em locais diferentes. Ao pesquisar as obras artísticas de um determinado pintor os alunos estarão também estudando aspectos da História e da Arte na Geografia. Será uma oportunidade inclusive para que eles aprendam e valorizam a Arte na Geografia e fora da mesma, e a pluralidade cultural que caracteriza cada local.

7. Recursos utilizados (tecnológicos)
Computador;
Data show
Maquina fotográfica;
Programas e aplicativos do computador;
Internet;
Scaner;
Impressora;


8. Registro do processo
Este trabalho realizado, fez com que os alunos interagissem de forma clara e objetiva, tendo um excelente resultado, e consegui então transmitir o meu objetivo e aplicá-lo.



9. Avaliação e resultados esperados
                                   Nesse contexto, a avaliação deve considerar as competências e habilidades apresentadas na construção do conhecimento sobre a Arte na Geografia, sendo o alunado o alvo de aprendizado e ensino, em conclusão e uma grande valia e deteriorização das barreiras fazendo com que a Arte na Geografia, se concretizem de forma ampla e clara na vida do alunado.





10. Divulgação/Socialização do plano
Foi postado em meu http://portugeo.blogspot.com
Mas já realizei outros projetos no qual postei no portal do professor.
E meu projeto teve todo apoio necessário.




Nenhum comentário: