MODULO V – PLANEJAMENTO COM TECNOLOGIA
ROTEIRO PROPOSTA DO PLANO DE AÇÃO
1. Identificação
Escola, professor STE, prof. regente, coordenador, período, turma |
Escola Estadual José Ferreira Lima / Ana Ruthi e Zenilda / Escola Municipal Raimundo Candido de Araújo/ Gedalva |
Alcejane / Matutino e Vespertino / 6º ao 9º Ensino Fundamental e 1º, 2º e 3º |
Enedina / Weldeci / Enedir |
2.Tema
Geografia e Artes Cordel |
3. Justificativa
No nosso país “Brasil”, é rico em cultura, raças, cultos, tradições e arte, mas o nordestino é especial, no entanto não é tão valorizado, e o mesmo não é explorado como poderia ser. Sabemos que vários autores são lembrados no dia-a-dia. Através da literatura de cordel conta a vida sertaneja, a natureza, o folclore, enfim, manifestações populares nordestinas e do nosso país, em prosa e versos. È uma cultura popular que relata realidades, lendários folclóricos, sua abrangência alcança todas as classes sociais. |
4. Objetivo(s)
Este projeto traz um leque de recursos que ajudará na aprendizagem de produção textual, leitura, escrita, localização, clima, vegetação, relevo, cultura, religião da região nordeste, também a linguagem não verbal, obras artísticas e literárias, e socialização e cidadania no campo da Geografia, Arte e Literatura. É um campo de estudo pedagógico onde o professor pode trabalhar vários tipos de conteúdos, pois pode ser adotado aos objetivos que forem traçados. Sendo uma oportunidade de aceitação e valorização, preservação dos nossos artistas e da cultura nordestina na escola. Reconhecer as obras literárias do Brasil; Realizar leitura de mapas sobre o nordeste brasileiro; Respeitar o folclore presente na produção do cordel; Conhecer as manifestações culturais nordestinas na utilização do Cordel; Conhecer a linguagem nordestina em prol da valorização das nossas raízes; Estimular um olhar crítico e simultaneamente poético sobre a realidade sertaneja; Debater sobre a incorporação inovação da industrial cultural o que a torna mais rica e diversificada. Confeccionar e ilustrar os folhetos de acordo com os poemas elaborados; Organizar a apresentação dos trabalhos. |
5. Disciplinas envolvidas
Geografia, Artes e Literatura |
6. Metodologia/Procedimentos
Leitura; Pesquisa Estudar a origem do cordel; Desenvolvimento do projeto na sala de informática; Elaboração de poemas; Confecção de folhetos; Apresentação do projeto. |
7. Recursos utilizados (tecnológicos)
Computador; Internet; Data show; Scaner; Xerocopiadora; |
8. Registro do processo
Este trabalho teve um pouco de dificuldade, pois os próprios alunos no início rejeitaram, em relação em trabalhar um tema que é usado em língua portuguesa e literatura, mas como trabalhei as três áreas, acabou resultando em um bom trabalho, e também pode ser usado outros tema, ... |
9. Avaliação e resultados esperados
A avaliação é individual, pois as produções são independentes, é também avaliado o interesse, participação, e o envolvimento dos alunos em relação à produção. |
10. Divulgação/Socialização do plano
O professor pode se adaptar conforme a série e a necessidade e dificuldade de cada turma. Encontra-se no meu blog: HTTP://portugeo.blogspot.com |
Nenhum comentário:
Postar um comentário