domingo, 14 de agosto de 2011

ROTEIRO PROPOSTA DO PLANO DE AÇÃO


MODULO V – PLANEJAMENTO COM TECNOLOGIA
ROTEIRO PROPOSTA DO PLANO DE AÇÃO


1. Identificação
Escola, professor STE, prof. regente, coordenador, período, turma
Escola Estadual José Ferreira Lima / Ana Ruthi e Zenilda / Escola Municipal Raimundo Candido de Araújo/ Gedalva
Alcejane / Matutino e Vespertino / 6º ao 9º Ensino Fundamental e 1º, 2º e 3º
Enedina / Weldeci / Enedir
2.Tema
Geografia e Artes
Cordel

3. Justificativa

                            No nosso país “Brasil”, é rico em cultura, raças, cultos, tradições e arte, mas o nordestino é especial, no entanto não é tão valorizado, e o mesmo não é explorado como poderia ser. Sabemos que vários autores são lembrados no dia-a-dia.
                                   Através da literatura de cordel conta a vida sertaneja, a natureza, o folclore, enfim, manifestações populares nordestinas e do nosso país, em prosa e versos. È uma cultura popular que relata realidades, lendários folclóricos, sua abrangência alcança todas as classes sociais.

4. Objetivo(s)
Este projeto traz um leque de recursos que ajudará na aprendizagem de produção textual, leitura, escrita, localização, clima, vegetação, relevo, cultura, religião da região nordeste, também a linguagem não verbal, obras artísticas e literárias, e socialização e cidadania no campo da Geografia, Arte e Literatura. É um campo de estudo pedagógico onde o professor pode trabalhar vários tipos de conteúdos, pois pode ser adotado aos objetivos que forem traçados. Sendo uma oportunidade de aceitação e valorização, preservação dos nossos artistas e da cultura nordestina na escola.
Reconhecer as obras literárias do Brasil;
Realizar leitura de mapas sobre o nordeste brasileiro;
Valorizar a multiculturalidade própria do Brasil;
Respeitar o folclore presente na produção do cordel;
Conhecer as manifestações culturais nordestinas na utilização do Cordel;
Conhecer a linguagem nordestina em prol da valorização das nossas raízes;
Estimular um olhar crítico e simultaneamente poético sobre a realidade sertaneja;
Debater sobre a incorporação inovação da industrial cultural o que a torna mais rica e diversificada.
Confeccionar e ilustrar os folhetos de acordo com os poemas elaborados;
Organizar a apresentação dos trabalhos.


5. Disciplinas envolvidas
Geografia, Artes e Literatura



6. Metodologia/Procedimentos

Leitura;
Pesquisa
Estudar a origem do cordel;
Desenvolvimento do projeto na sala de informática;
Elaboração de poemas;
Confecção de folhetos;
Apresentação do projeto.

7. Recursos utilizados (tecnológicos)
Computador;
Internet;
Data show;
Scaner;
Xerocopiadora;

8. Registro do processo
Este trabalho teve um pouco de dificuldade, pois os próprios alunos no início rejeitaram, em relação em trabalhar um tema que é usado em língua portuguesa e literatura,  mas como trabalhei as três áreas, acabou resultando em um bom trabalho, e também pode ser usado outros tema, ...



9. Avaliação e resultados esperados
                                   A avaliação é individual, pois as produções são independentes, é também avaliado o interesse, participação, e o envolvimento dos alunos em relação à produção.

10. Divulgação/Socialização do plano
O professor pode se adaptar conforme a série e a necessidade e dificuldade de cada turma.
Encontra-se no meu blog: HTTP://portugeo.blogspot.com

Nenhum comentário: