quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Projeto Cordel na Geografia e na Arte

Atividade Didática Utilizando Mídia Impressa

Projeto Cordel na Geografia e na Arte

Alcejane de Souza Carneiro

Disciplina: Geografia e Artes

Introdução
                            No nosso país “Brasil”, é rico em cultura, raças, cultos, tradições e arte, mas o nordestino é especial, no entanto não é tão valorizado, e o mesmo não é explorado como poderia ser. Sabemos que vários autores são lembrados no dia-a-dia.
                                   Através da literatura de cordel conta a vida sertaneja, a natureza, o folclore, enfim, manifestações populares nordestinas e do nosso país, em prosa e versos. È uma cultura popular que relata realidades, lendários folclóricos, sua abrangência alcança todas as classes sociais.

Objetivo Geral

                                   Este projeto traz um leque de recursos que ajudará na aprendizagem de produção textual, leitura, escrita, localização, clima, vegetação, relevo, cultura, religião da região nordeste, também a linguagem não verbal, obras artísticas e literárias, e socialização e cidadania no campo da Geografia, Arte e Literatura. É um campo de estudo pedagógico onde o professor pode trabalhar vários tipos de conteúdos, pois pode ser adotado aos objetivos que forem traçados. Sendo uma oportunidade de aceitação e valorização, preservação dos nossos artistas e da cultura nordestina na escola.

Público Alvo

Alunos do 2º Ano do Ensino Médio e Fundamental
Duração de doze aulas.

Objetivo

Reconhecer as obras literárias do Brasil;
Realizar leitura de mapas sobre o nordeste brasileiro;
Valorizar a multiculturalidade própria do Brasil;
Respeitar o folclore presente na produção do cordel;
Conhecer as manifestações culturais nordestinas na utilização do Cordel;
Conhecer a linguagem nordestina em prol da valorização das nossas raízes;
Estimular um olhar crítico e simultaneamente poético sobre a realidade sertaneja;
Debater sobre a incorporação inovação da industrial cultural o que a torna mais rica e diversificada.
Confeccionar e ilustrar os folhetos de acordo com os poemas elaborados;
Organizar a apresentação dos trabalhos.

Metodologia

Leitura;
Pesquisa
Estudar a origem do cordel;
Desenvolvimento do projeto na sala de informática;
Elaboração de poemas;
Confecção de folhetos;
Apresentação do projeto.

Avaliação

                                   A avaliação é individual, pois as produções são independentes, é também avaliado o interesse, participação, e o envolvimento dos alunos em relação à produção.
Observação: O professor pode se adaptar conforme a série e a necessidade e dificuldade de cada turma.

Referências Bibliográficas

blogspot.juaresdocordel,com.br


Descrição do meu projeto trabalhado

                                   Optei em trabalhar o cordel com meus alunos, pois através do mesmo pude alcançar meus objetivos, a um grande leque opcional em temas...
                        Inicie explicando sobre a região nordeste, após as explicações, juntamente com os alunos realizamos leitura de mapas, assim podemos localizar melhor em relação ao nordeste, pesquisamos sobre a cultura nordestina, expliquei sobre gravura com a professora de Artes e também sobre a gravura de cordel; assistimos sobre a produção de xilogravura através do WWW.youtube.com.br. Com os alunos em sala de aula elaboraram poemas com rimas, confeccionamos desenhos de cordel em relação aos poemas criados, digitalizamos e o desenho criado, e digitamos o poema, e por final foi feita uma exposição dos trabalhos.
                                   Dizemos comumente que todas as imagens são gravuras.
                                   Hoje em dia, muita gente ainda pode dizer: “Aquele era um livro com belas gravuras”, em vez de imagens ou ilustrações.
                                   Talvez isso ocorra porque na história do livro, da imprensa, as primeiras imagens foram reproduzidas por meio dos métodos tradicionais de gravuras.
                                   A gravura é uma forma de criar uma imagem e repeti-la muitas vezes. A isso damos o nome de reprodução de imagens, um processo muito importante para a difusão de informações.
                                   Como muitos de nós temos impressora ou mesmo uma máquina copiadora próxima, computador, fica difícil imaginarmo-nos repetindo o mesmo desenho dez ou vinte vezes para ilustrar uma história, fazer um mapa etc. Mas isso nem sempre foi assim
                                   Na história da arte ocidental, primeira forma de se reproduzir uma imagem foi xilogravura usa uma matriz feita em maneira.
                                   No Brasil temos muitos gravuristas importantes, que desenvolveram várias técnicas.
                                   A xilogravura tem um papel especial na cultura popular brasileira, e é ela que ilustra os textos da literatura de cordel.
                                   Nela é narrada uma história, na geografia, artes e literatura em forma de poesia.
                                   Não é raro encontrar artista de cordel que além de escrever o texto, recitá-lo e vende-lo em feiras nas cidades, ilustram e imprimem os próprios cordéis.
                                   E através deste pequeno projeto tive oportunidade de assim entender melhor sobre a Arte na Geografia.

Um comentário:

Ana Ruthi disse...

A professora Alcejane tem sempre buscado inovações em suas aulas, para que se tornem prazerosas e criativas. Os trabalhos em projeto que vem desenvolvendo tem aprimorado e muito o aprendizado dos alunos, fazendo-os com que usem sua criatividade com muita facilidade. Continue assim...