quarta-feira, 7 de setembro de 2011

TECNOLOGIAS NO COTIDIANO: DESAFIOS À INCLUSÃO DIGITAL


Atividade 1.1 Momento 2

Com o uso da internet, dando suporte a diversas atividades humanas, novas demandas surgem. Na área da educação, particularmente, é preciso explorar esse espaço e elaborar estratégias para utilizá-lo de maneira proveitosa, apoiando a localização de informações, a interação dos sujeitos e a construção coletiva do conhecimento, em qualquer disciplina.
Sugerir pesquisas, orientar a seleção de materiais e divulgar resultados são tarefas fundamentais. Então aí os portais temáticos, as ferramentas de busca, as bibliotecas e enciclopédias digitais, par auxiliar na localização de informação relevante. Para divulgar informações, é possível construir e hospedar páginas gratuitamente na internet, ou, ainda com mais facilidade, criar blogs.
Os alunos de ensino médio e fundamental utilizam STE com frequência, com intenção de aprender algo diferente, esses espaços virtuais e ferramentas, no entanto, encontram-se espalhados pela internet e nem sempre é uma tarefa simples combiná-los para a realização de tarefas que demandam o trabalho organizado em grupo. Para organizar grupos que interajam e compartilhem informações, construindo conhecimento coletivamente, faz-se necessário definir espaços virtuais de encontro, nos quais as interações possam acontecer e, preferencialmente, estejam registradas. Dessa forma, todos que tenham acesso a esse espaços podem participar ativamente e se reconstruir na interação com o outro.
Dos alunos espera-se participação, comprometimento e autonomia. Dos professores, que dinamizem as partilhas entre os sujeitos, que sejam animadores dessas redes de conversação potenciais.

Nenhum comentário: