quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Esboço do Projeto Campo e Cidade


Esboço do Projeto
Campo e Cidade

Professoras

Alcejane de Souza Carneiro (Geografia)
Maria Selma Barreto Machado (Ciências)
Aparecida Ferreira Vicente (Artes)

Série: 6 Ano do Ensino Fundamental
Temas: Campo e Cidade
Geografia: Desenvolvimento do campo e da cidade.
Arte: Vitral.
Ciências: Impactos Ambientais.

Mídias disponíveis para integrar:
Máquina digital;
Filmadora;
Data show;
Caixa acústica;
Computador: paint, Power point;
Scanner;
Celular.
Objetivos
                        Este projeto tem como objetivo apresentar as mudanças ocorridas no espaço geográfico, conhecendo a zona rural e urbana, e seus impactos ambientais.
                        Trabalhando assim a conscientização da preservação ao meio ambiente, e como podemos utilizar os meus tecnológicos para as transformações beneficiando a nós e ao meio ambiente.

Metodologia
Primeiro passo: realizaremos pesquisa de campo com a professora de geografia e ciências, utilizando a máquina fotográfica e a filmadora;
Segundo passo: através de desenho em sala de aula, os alunos irão reproduzir a interpretação da pesquisa de campo;
Terceiro passo: na sala STE os alunos assistirão um vídeo com a professora de ciências sobre os impactos ambientais e debaterão sobre assunto abordado;
Quarto passo: assistirão vídeo no data show na sala STE com a professora de geografia sobre o campo e a cidade;
Quinto passo: Os alunos irão desenhar no paint o campo e a cidade;
Sexto passo: Os alunos juntamente com a professora irão scanear os desenhos que criaram em sala de aula;
Sétimo passo: Juntamente com a professora de Geografia e Artes, os alunos em grupos irão confeccionar maquetes do campo e da cidade. Na aula de artes utilizarão o vitral.
Oitavo passo: Os alunos juntamente com as professoras organizarão a exposição das maquetes.

Resultados esperados
                        Através das aulas desenvolvidas os alunos possam  compreender melhor sobre o desenvolvimento da zona rural e urbana, e seus impactos ambientais, e a arte em todo este desenvolvimento geográfico.E como podem utilizar a tecnologia no apreender.

Tempo previsto
Dez aulas Três aulas de geografia, ciências e artes.

Critérios de avaliação
Avaliação será através da participação, criatividade e interpretação dos temas debatidos.

Formas de socialização das produções:
Os alunos poderão conhecer melhor a cidade onde vive, através do manuseio das tecnologias oferecidas, com registro e observação das mudanças ocorridas, e a arquitetura que utiliza vitral e as soluções para os impactos ambientais.

Nenhum comentário: