terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Vamos fazer um parangolé?

Objetivo

- Conhecer o trabalho de Hélio Oiticica.
- Produzir uma obra no estilo dos parangolés.

Comentários

Hélio Oiticica é um dos mais importantes artistas brasileiros. Ele criou, na década de 1960, o parangolé, uma espécie de capa cujas cores e texturas só conseguimos ver quando a pessoa que a veste se movimenta. Nessa aula, além de fazer com que os alunos tenham contato com as obras de Oiticica, também propomos a confecção de um parangolé.

Material

texto sobre Hélio Oiticica, bem como sua biografia podem ser utilizados como ponto de partida para o estudo.

Outros textos sobre arte contemporânea, publicados no UOL Educação, também podem servir para comparações e análises.

  • Para o parangolé:
    - Retalhos de tecidos (de diversos tamanhos, cores e texturas).
    - Retalhos de outros materiais maleáveis: plástico, EVA, borracha...
    - Linha, cola de tecido, fita adesiva dupla face.

  • Estratégia

    - Leitura e interpretação dos textos.
    - Leitura das imagens que estão nos textos e de outras que o professor pesquisar, especialmente de parangolés.

    Atividade

    1. Os alunos, em grupos, produzirão um parangolé, utilizando os materiais disponíveis.
    2. Apresentação e discussão dos trabalhos.

    Sugestões

    Estimule os alunos a interagir com diferentes materiais. Proponha, por exemplo, uma relação entre parangolé e música.

    Se a aula for realizada com mais de uma turma, proponha uma apresentação para a escola.

    Lembre-se: a intenção de Oiticica era de que os parangolés interagissem com o público. Assim, oriente os alunos para que tomem esse cuidado na exibição dos trabalhos.

    *Valéria Peixoto de Alencar é historiadora formada pela USP e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp. É uma das autoras do livroArte-educação: experiências, questões e possibilidades (Editora Expressão e Arte).

    Nenhum comentário: