Objetivos
1) Conhecer diferentes tipos de tradições musicais.
2) Perceber as influências de diferentes culturas na música brasileira.
3) Estabelecer relações entre as músicas produzidas em diversas partes do mundo e a música brasileira.
2) Perceber as influências de diferentes culturas na música brasileira.
3) Estabelecer relações entre as músicas produzidas em diversas partes do mundo e a música brasileira.
Comentários
As manifestações musicais são tão antigas quanto o homem. É importante que o aluno compreenda que não existe música melhor ou pior, mas apenas músicas diferentes que se influenciam umas às outras.
Material
Estratégia
1) Análise e interpretação do texto.
2) Audição de músicas tradicionais de vários povos.
3) Divida os alunos em grupos, de maneira que cada grupo estude um determinado povo.
2) Audição de músicas tradicionais de vários povos.
3) Divida os alunos em grupos, de maneira que cada grupo estude um determinado povo.
Atividades
1) Os alunos devem pesquisar a cultura do povo escolhido pelo grupo, concentrando-se na produção musical, mas sem descuidar de outras manifestações, como a religiosidade, as vestimentas, a culinária, os mitos, etc.
2) Terminada a pesquisa, devem procurar semelhanças entre a cultura estudada e a música brasileira.
3) Os resultados das pesquisas serão apresentados na forma de seminários para toda a classe.
2) Terminada a pesquisa, devem procurar semelhanças entre a cultura estudada e a música brasileira.
3) Os resultados das pesquisas serão apresentados na forma de seminários para toda a classe.
Sugestões de livros
*Valéria Peixoto de Alencar é historiadora formada pela USP e cursa o mestrado em Artes no Instituto de Artes da Unesp. É uma das autoras do livro Arte-educação: experiências, questões e possibilidades (Editora Expressão e Arte).
Nenhum comentário:
Postar um comentário