sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

A consolidação da EAD no contexto brasileiro

                                   Educação a Distância
                                   Educação a distância é, portanto, o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, em que professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente, apesar de estarem fisicamente juntos, podem estar conectados pelas novas tecnologias, principalmente a internet. Mas também é possível utilizar outras ferramentas como o correio, o rádio, a televisão, o vídeo, o telefone, o fax, etc. Moreira (2004,p. 172) entende que a EaD pode”desempenhar papel auxiliar, complementar ou mesmo principal no processo de ensino aprendizagem de todos os novéis e modalidades, na educação formal e na educação não formal”.
                                   O conceito de curso e de aula também muda. Hoje, a maioria das pessoas ainda entende aula como uma atividade que acontece em um espaço e um tempo determinado. No entanto, já é possível perceber que esse tempo e esse espaço estão cada vez flexíveis. Atualmente, há a possibilidade cada vez maior dos indivíduos estarem presentes em muitos tempo e espaços diferentes.
                                   Nessa nova realidade, o papel do professor vem sendo redimensionado e, cada vez mais, torna-se um supervisor, um incentivador constante dos estudantes na construção do conhecimento, pois passará a enriquecer a ação pedagógica com novas tecnologias interativas que proporcionam receber e responder mensagens dos estudantes, criar listas de discussão e alimentar continuamente os debates e pesquisas com textos, paginas da Internet, até mesmo fora do horário específico da aula.
                                   As Disposições Gerais da LDB 9394/96, em seu art. 80, utilizam as expressões “ensino a distância” e “educação a distancia” (EaD) como uma ferramenta pedagógica possível de ser adequada para a educação de adultos, principalmente para aqueles que já têm experiência consolidada de aprendizagem individual e de pesquisa, como acontece no ensino de gradução e pós graduação.
                                   Vale lembrar que a LBD, em seu art. 32, inciso IV, parágrafo 4º, limita o desenvolvimento da EaD no Ensino Fundamental:”o Ensino Fundamental será presencial, sendo o ensino a distancia utilizado como complementação da aprendizagem ou em situações emergenciais.”
                                   No Brasil, de acordo com dados do MEC, entre os anos de 2005 e 2006, o número de estudantes matriculados em cursos a distância, em instituições autorizadas pelo sistemas de ensino, cresceu 54%. Em 2005, eram 504.204 estudantes matriculados. Já em 2006, o número passou para 778.458 estudantes.
                                   Assim sendo, a educação a distancia é uma modalidade de ensino que propicia a democratização do saber, pois expande as oportunidades de estudos, proporciona ao estudante o contato com a tecnologia, transforma as relações entre professor-aluno, rompe com o tradicionalismo, muitas vezes presente nas salas de aula, possibilita a interação entre indivíduos que não se conhecem pessoalmente, expande fronteiras geográficas.

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