terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Períodos da história da música



Objetivos

1) Tomar contato com a música instrumental.
2) Conhecer períodos da história da música.

Comentários

É importante conhecer os diferentes estilos musicais clássicos, característicos dos diversos períodos que compõem a história da cultura ocidental.

Material


  • O texto Música ocidental - da Idade Média ao Romantismo pode ser utilizado como ponto de partida.

  • Cd's, fitas ou músicas baixadas da internet, juntamente com imagens de pinturas e esculturas dos períodos históricos estudados.

  • Estratégia

    1) Análise e interpretação do texto.
    2) Audição de músicas dos períodos estudados.
    3) É possível encontrar material em bibliotecas, pois algumas possuem acervos de áudio.

    Atividades de sensibilização

    1. Crie na escola espaços para cada período, decorando-os com imagens da época e deixando tocar ali, ininterruptamente, músicas características da época. Depois de um tempo observando e ouvindo, os alunos devem verbalizar suas impressões e sensações.

    2. Outra atividade pode ser a pintura gestual. Os alunos começam a ouvir a música e, em seguida, pintam de acordo com o que sentem. Certamente, para cada período, teremos resultados diferentes.

    3. Socialize os trabalhos e discuta os resultados com a classe.

    Sugestões


  • Se optar pela primeira atividade, converse com o professor de história e tente fazer um trabalho interdisciplinar.


  • Se optar pela segunda atividade, leia o texto Abstracionismo - Rompendo com a arte acadêmica e o plano de aula Pintura gestual.


  • Um bom livro é O mundo maravilhoso da música: arte, história, instrumentos, tecnologia. São Paulo: Melhoramentos, 1997.


  • Dois filmes podem aumentar o interesse da classe pelo universo da música:
    Amadeus, EUA, 1984, direção Milos Forman (fala do relacionamento entre Mozart e Salieri, que eram compositores rivais).

    Minha amada imortal, EUA, 1994, direção de Bernard Rose (conta a vida de Beethoven).

  • *Valéria Peixoto de Alencar é historiadora formada pela USP e cursa o mestrado em Artes no Instituto de Artes da Unesp. É uma das autoras do livro Arte-educação: experiências, questões e possibilidades (Editora Expressão e Arte).

    Nenhum comentário: