Objetivos
1) Tomar contato com a música instrumental.
2) Conhecer períodos da história da música.
2) Conhecer períodos da história da música.
Comentários
É importante conhecer os diferentes estilos musicais clássicos, característicos dos diversos períodos que compõem a história da cultura ocidental.
Material
Estratégia
1) Análise e interpretação do texto.
2) Audição de músicas dos períodos estudados.
3) É possível encontrar material em bibliotecas, pois algumas possuem acervos de áudio.
2) Audição de músicas dos períodos estudados.
3) É possível encontrar material em bibliotecas, pois algumas possuem acervos de áudio.
Atividades de sensibilização
1. Crie na escola espaços para cada período, decorando-os com imagens da época e deixando tocar ali, ininterruptamente, músicas características da época. Depois de um tempo observando e ouvindo, os alunos devem verbalizar suas impressões e sensações.
2. Outra atividade pode ser a pintura gestual. Os alunos começam a ouvir a música e, em seguida, pintam de acordo com o que sentem. Certamente, para cada período, teremos resultados diferentes.
3. Socialize os trabalhos e discuta os resultados com a classe.
Sugestões
- Amadeus, EUA, 1984, direção Milos Forman (fala do relacionamento entre Mozart e Salieri, que eram compositores rivais).
*Valéria Peixoto de Alencar é historiadora formada pela USP e cursa o mestrado em Artes no Instituto de Artes da Unesp. É uma das autoras do livro Arte-educação: experiências, questões e possibilidades (Editora Expressão e Arte).
Nenhum comentário:
Postar um comentário