sábado, 22 de outubro de 2011

PROJETO SOCIAL


Público Alvo: Alunos do 2º Ano Ensino Médio
Professora : Alcejane de Souza Carneiro
Disciplina : Geografia
Cursista : Alcejane de Souza Carneiro
Apoio Geral: Direção e Coordenação
Local: Escola Estadual José Ferreira Lima
Santa Rita do Pardo  - MS
2011

Introdução


O projeto traz uma relação entre os saberes envolvendo o ideal e a relação com a natureza. Propõe uma análise sobre os espaços ocupados pelo homem seus direitos e deveres em suas relações culturais, sociais, políticas que interferem no desenvolvimento econômico dependendo da maneira como o homem se organiza para a produção e distribuição de bens.
Elaborar e realizar projeto na escola com os educandos, leva a uma reflexão histórica e também trabalha pela conscientização do que pode e deve mudar ou transformar para melhor.
Para educar e conscientizar nos direitos e deveres sociais e cristãos é preciso desenvolver projeto e formar valores e atitudes que busquem a transformação social.

Justificativa


O projeto justifica-se pela necessidade de se conhecer e de se avaliar criticamente a realidade econômica-politica e social de Santa Rita do Pardo – MS, a fim de se desenvolver atividades culturais que possibilitem ao educando a construção, aplicação e análise dos valores aprendidos para a construção da cidadania.
Lembrando que para educar a cidadania deve estimular o educando a ter uma atitude crítica permanente tendo como limite apenas o respeito à democracia, aos direitos humanos e ao necessário cumprimento da lei. É preciso preparar o aluno para que saiba enfrentar uma situação – problema com capacidade de resumir idéias e propor sugestões criativas de mudanças  com capacidades argumentativa, não deixando de respeitar todas as culturas com ética e responsabilidade

Objetivo Geral


Conscientizar e sensibilizar os alunos do 2º Ano do Ensino Médio sobre as questões que envolvem a administração de uma cidade e nosso papel enquanto cidadãos responsáveis e interessados e atuar de forma positiva repensando sobre algumas ações públicas e privadas com vista ao bem estar da coletividade e preservação do meio ambiente às gerações futuras.

Metodologia

n

nLocalização da área e o relevo;
nPrincipais colonizadores;
nAspectos culturais;
nSetores econômicos;
nPrincipais políticos da cidade;
nPontos turísticos;
nNúmeros de habitantes da cidades;
nConhecer as leis de responsabilidades sociais;
nO orçamento participativo da escola;
nAcompanhamento a execução orçamentária.
n Conteúdo programático
Em geral, há duas maneiras de se preencher, por exemplo:
a) Por áreas do conhecimento:
Matemática – porcentagem, quando o participante aplica 17% sobre o valor de compra de um bem ou mercadoria, para descobrir o valor do ICMS.
História: conhecer a historia dos tributos.
Filosofia: os valores éticos e sua aplicação na sociedade
b) Por assuntos abordados:
- Repartição da receita tributária entre as esferas governamentais: Município, Estado e União.
- Tributos previstos no Sistema Tributário Nacional, conforme a Constituição Federal de 1988.
Material de apoio
Computador;
Internet;
Máquina fotográfica;
D.V.D;
Televisão;
Som .
Capilaridade do projeto
A Câmara Municipal será envolvidas quando os alunos forem aplicar um questionário, ou distribuírem um folder sobre tributos. A sociedade terá participação quando os lojistas forem consultados sobre valores de um bem e quanto é recolhido de imposto sobre certa transação etc. Ou ainda, que projeto modifica a própria escola em tais aspectos como escola /família, sociedade/escola, aluno/professor/família/escola/sociedade.

Desenvolvimento do projeto

1º Passo:
Coletas de dados ;
Divulgação dos temas a serem abordados;
Realidade social;
Seleção de materiais, textos para leitura que conduzam aos vários
temas propostos.
2º Passo:
Levantamento de dados das pesquisas e leitura realizadas;
Pesquisa de campo.
3º Passo:
Estabelecer as relações entre os dados coletados e as informações
obtidas e visitadas;
Leituras, interpretações, análises e comparações;
Reflexão crítica ao elaborar o trabalho e estabelecer as relações.
4º Passo:
Reelaborar e ou complementar o trabalho de pesquisa;
Usar as tecnologias na criatividade da elaboração final do trabalho;
Apresentar as opiniões  divergentes , finalizando com a
apresentação do projeto.

Avaliação




A avaliação será realizada por meio de trabalhos realizados pelos alunos, tais como: entrega para a gestora de questionários aplicados, relatórios de resultado de pesquisa acerca do tema proposto no projeto. A avaliação poderá ser feita conforme a metodologia.

Cronograma

O professor poderá adequar o desenvolvimento do projeto através das aulas desenvolvidas em sala, podendo utilizar um bimestre ou semestre.


Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.
(Willian Shaskeapeare)

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