sábado, 29 de outubro de 2011

Desenvolvimento urbano


    O desenvolvimento urbano desordenado se reflete em vários problemas como adesigualdade socialfavelascongestionamentospoluição, etc.
    Atualmente, o mundo está sofrendo muito com o crescimento acelerado de muitas metrópoles, o qual traz diversos problemas para as mesmas. Terrenos invadidos devido à falta de oportunidades de trabalho e habitação nas grandes cidades comumente se transformam em favelas, acentuando os problemas com a violência urbana. Isso ocorre principalmente em países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, mas não significa que os países desenvolvidos não apresentam os mesmos problemas. A diferença é que em países subdesenvolvidos o traçado urbano muitas vezes é prejudicado pelo mau planejamento das cidades, que conduz ao processo de favelização, apesar de existirem projetos de urbanização em curso. Nos países desenvolvidos, como os Estados Unidos da América e Inglaterra, a população mais carente vive em conjuntos habitacionais populares, trazendo assim a verticalização para a cidade.
    As vias expressas, largas avenidas que ligam diferentes partes da cidade, com um fluxo de veículos controlado, muitas vezes não são planejadas corretamente, levando à formação de grandes congestionamentos.
   A construção de edifícios expressa a verticalização, ou seja, a valorização do solo, apesar de existirem construções menores que também valorizem o local. A organização é feita para não haver construções ilegais, decadentes, que trazem problemas para à região.








Estou trabalhando com alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental, o desenvolvimento do espaço urbano, no qual além da teoria explicada, os alunos estão realizando uma releitura de umas obras de Tarsila, e assim conhecendo um pouco a artista plástica e descobrindo que o desenvolvimento da vida humana é criada através da Arte.
Concluindo assim prática da Arte na Geografia, e esta dando certo.
Tente faça, uma aula diferente.

Nenhum comentário: