sábado, 1 de outubro de 2011

Bullying trabalhado em Geografia com os alunos do 3º Ano do Ensino Médio

 "O caçador de Pipas"
 'O caçador de pipas' conta a história de Amir, um afegão há muito imigrado para os Estados Unidos, que se vê obrigado a acertar as contas com o passado e retorna a seu país de origem. O ponto de partida do livro é a infância do protagonista, quando Cabul ainda não era a capital do país que foi invadido pela União Soviética, dominado pelos talibãs e subjugado pelos Estados Unidos.

Foi trabalhado o espaço geográfico:
O Afeganistão localizado no centro da Ásia. É comunente designado como um país da Ásia Central, dá Ásia Meridional e do Oriente Médio. Vínculos religiosos, etno-linguísticos. O nome do país significa "Terra dos afegãos".
Sua localização é estratégica, ao lugar o sul, o centro e o sudeste da Ásia.
Em 2005, o país assinou com os EUA um acordo de parceria estratégica que prevê uma relação de longo prazo entre as duas partes. Vários milhões de dólares foram recebidos da comunidade internacional para investimentos na reconstrução do país.
Em 1997, as forças talibãs mudaram o nome do país de estado Islâmico do Afeganistão para emirado Islâmico do Afeganistão.
Em resposta aos ataques terroristas de 11 de Setembro de 2001 nas Torres Gêmeas (World Trade Center) em Nova Iorque, e o Pentágono, cuja autoria foi reivindicada por Osana bin Laden, líder da Al Qaeda, reconhecido como herói pelos talibãs, no dia 7 de Outubro de 2001, os estados Unidos e forças aliadas lançaram uma campanha militar, como parte de sua política antiterrorismo, caçando e prendendo suspeitos de atividades terroristas no Afeganistão e mandanda-os para a base de Guantánano, em Cuba.
Relevo e clima 
O Afeganistão é um país montanhoso, inclua planícies no norte e no sudeste e poucas depressões.
Grandes extensões do país são secas, e o fornecimento de água doce é limitado. O Afeganistão tem um clima continental, com verões quentes e invernos frios. O país é frequentemente abalado por sísmos.
Economia
O Afeganistão é o maior produtor mundial de ópio. De 80 a 90% da heroína consumida na europa provém de ópio produzido no Afeganistão. o tráfico de ópio tornou um importante negócio ilegal no Afeganistão desde a queda do regime talibã, em 2001.
Violência
A criminalidade incluem roubo, bem como sequestros e assaltos.
Vida social
O Afeganistão é um país extremamente pobre, muito dependente da agricultura (principalmente da papoula, matéria-prima do ópio) e da criação de gado. 
A maior parte da população continua a ter alimentação, vestuário, alojamento e cuidados de saúde insuficientes, e estes problemas são agravados pelas operações militares e pela incerteza política.
O RAWA é uma associação constituída de duas mil mulheres, no qual através dos meios de comunicação adquirem oportunidades para denunciar ao mundo, as barbáreas cometidas pelo regime Taliban.
Segundo a RAWA, as mulheres também foram consideradas como escravas sexuais de Guerra, "seus corpos são outro campo de Guerra de partidos degenerados". elas, por qualquer razão eram agredidas, preferencialmente, em público e algumas vezes levada à morte.

[...] a vida  de toda as afegãs - e principalmente das mulheres pobres da área rural - era e ainda é controlada por seus parentes do sexo masculino. Esse controle foi criado e mantido por duas forças intimamente relacionadas: interpretações conservadoras do islã e vários costumes tribais do Afeganistão.[...]
[...]as mulheres, principalmente das famílias sem instrução, são vistas literalmente como 'meio homem'( uma expressão muito comum). A Xaria (lei religiosa islâmica) tem sido aplicada de tal forma que é preciso o testemunho de duas mulheres para equipará-lo ao de um homem, e duas mulheres da família podem ser exigidas como indenização quando um homem mata ou fere outro homem [...] O Afeganistão é um dos poucos países do mundo em que a expectativa de vida das mulheres é menor que a dos homens . Isso se deve, entre outros fatores, ao fato de as meninas e mulheres serem as últimas a receber comida, tratamento médico - incluindo os exames pré-natais - e recursos financeiros, além de , na sociedade rural, realizarem trabalho pesado que não é pago.
[...] A purdá - o isolamento físico das mulheres em relação a todos os homens que não sejam parentes próximos - e a burca [...] são formas de os homens resguardarem sua honra,'protegendo' as mulheres de sua família. [...] O valor individual máximo da mulher deriva do fato de ter filhos homens, e seu poder supremo é no lar, como sogra das mulheres de seus filhos."

Após assistirem o filme  e as explicações da professora, os alunos realizaram uma análise referente aos espaços em que estão inseridas as personagens do filme, levando em consideração as diferenças sociais, étnicas, culturais.


Nenhum comentário: