Escola
Estadual Manoel da Costa Lima
Relatório
Referente ao Projeto
Conscientização
e Preservação do Livro Didático
|
Bataguassu
2016
Introdução
Livros
são alimentos riquíssimos para a formação da personalidade, para a
cristalização do saber, para calcificação da auto-estima e o melhor, não são
perecíveis, não só podem, mas devem ser mantidos e usados com grande
frequência.
Justificativa
A história do livro é uma história de
inovações técnicas que permitiram a melhora da conservação dos livros e do
acesso à informação, da facilidade em manuseá-lo e produzi-lo. Esta história é
intimamente ligada às contingências políticas e econômicas e à história de
idéias e religiões.
Na antiguidade surge a escrita,
posteriormente ao texto e ao livro. A escrita consiste de código capaz de
transmitir e conservar noções abstratas ou valores concretos, em resumo:
palavras. É importante destacar que o meio condiciona o signo, ou seja, a escrita
foi em certo sentido orientada por esse tipo de suporte. Os primeiros suportes
utilizados para a escrita foram tabuletas de argila ou de pedra.
O livro, impresso em papel, surgiu no século
XV, com a invenção da prensa de tipos móveis, feita por Johann Gutenberg. Os
primeiros livros surgiram na Mesopotâmia, feitos pelos sumérios, e tinham a
forma de pequena lajotas feitas no barro. Os egípcios escreveram sobre folhas
de papiro, uma planta, sendo que a emenda dessas folhas formava rolos de até 20
metros de comprimento. O primeiro livro impresso no sistema de Gutenberg foi a
Bíblia.
O projeto sobre conservação do livro didático,
é mais uma forma prática, com propósito de conscientização da importância do
livro didático, conscientizando pais e alunos sobre a importância de manter o
livro didático em bom estado de conservação para que outros alunos por três
anos consecutivos possam utilizá-los como patrimônio público do aluno.
Público Alvo
Alunos(as) do Ensino Fundamental do 6º ano e
8º ano, da Escola Estadual Manoel da Costa Lima, período vespertino.
Objetivo
O objetivo é mobilizar os
estudantes e conscientizar da necessidade de cuidar do livro didático, conservá-lo,
incentivando através da participação no processo de encapar o livro didático,
sensibilizando a comunidade, sendo indispensável a compreensão das semelhanças,
diferenças permanentes e transformação no modo de utilizar o livro em sua
região, cidade, estado e comunidade.
Estratégias
Os professoras, coordenação e
gestão conscientização através de reuniões em sala de aula, mostrando todo o
caminho de construção do livro até chegar as mãos do estudantes, com a
responsabilidade dos pais; Lembrando-os de não rabiscar o livro, pois as
tarefas propostas nos livros devem ser feitas no caderno.
O encapamento dos livros com
plástico, utilizando fita dupla face, ou confecção de capa de tecido que pode
ser retirada lavada e posta novamente, com sequência apreender a manusear o
livro didático, mantendo as mãos limpas ao utilizá-lo, não usar saliva nos
dedos, para mudar as páginas, usar o marcador de páginas e devolver os livros no final do ano letivo.
Recursos
- Plástico de qualquer cor;
- Papel de presente;
- Fita dupla face;
- 85 centímetro de tecido de algodão com estampa de sua escolha;
- Tesoura;
- Cola de tecido;
- Fita de cetim.
Prática do Projeto
Tirando as medidas do livro.
Professoras ensinando e auxiliando os
alunos no processos de medir e colar o tecido.
Livros Prontos
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