quarta-feira, 25 de maio de 2016

Projeto : Conservação do Livro Didático - Relatório

Escola Estadual Manoel da Costa Lima
Relatório Referente ao Projeto









Conscientização e Preservação do Livro Didático


Prática do projeto com o auxílio dasprofessoras: Alcejane de Souza Carneiro, disciplina de Arte (Capas de Plásticos e Tecidos).
Professora  Cristiane Soares, disciplina de Língua Portuguesa (Capas de Papéis).
Professora Sandra Emília Barbosa, disciplina História (Capas de Plásticos e Tecidos).
 
 













Bataguassu
2016
















Introdução





                                   Livros são alimentos riquíssimos para a formação da personalidade, para a cristalização do saber, para calcificação da auto-estima e o melhor, não são perecíveis, não só podem, mas devem ser mantidos e usados com grande frequência.


















Justificativa




                        A história do livro é uma história de inovações técnicas que permitiram a melhora da conservação dos livros e do acesso à informação, da facilidade em manuseá-lo e produzi-lo. Esta história é intimamente ligada às contingências políticas e econômicas e à história de idéias e religiões.
                        Na antiguidade surge a escrita, posteriormente ao texto e ao livro. A escrita consiste de código capaz de transmitir e conservar noções abstratas ou valores concretos, em resumo: palavras. É importante destacar que o meio condiciona o signo, ou seja, a escrita foi em certo sentido orientada por esse tipo de suporte. Os primeiros suportes utilizados para a escrita foram tabuletas de argila ou de pedra.
                        O livro, impresso em papel, surgiu no século XV, com a invenção da prensa de tipos móveis, feita por Johann Gutenberg. Os primeiros livros surgiram na Mesopotâmia, feitos pelos sumérios, e tinham a forma de pequena lajotas feitas no barro. Os egípcios escreveram sobre folhas de papiro, uma planta, sendo que a emenda dessas folhas formava rolos de até 20 metros de comprimento. O primeiro livro impresso no sistema de Gutenberg foi a Bíblia.
                        O projeto sobre conservação do livro didático, é mais uma forma prática, com propósito de conscientização da importância do livro didático, conscientizando pais e alunos sobre a importância de manter o livro didático em bom estado de conservação para que outros alunos por três anos consecutivos possam utilizá-los como patrimônio público do aluno.







Público Alvo




                        Alunos(as) do Ensino Fundamental do 6º ano e 8º ano, da Escola Estadual Manoel da Costa Lima, período vespertino.



















Objetivo


                                   O objetivo é mobilizar os estudantes e conscientizar da necessidade de cuidar do livro didático, conservá-lo, incentivando através da participação no processo de encapar o livro didático, sensibilizando a comunidade, sendo indispensável a compreensão das semelhanças, diferenças permanentes e transformação no modo de utilizar o livro em sua região, cidade, estado e comunidade.




















Estratégias



                                   Os professoras, coordenação e gestão conscientização através de reuniões em sala de aula, mostrando todo o caminho de construção do livro até chegar as mãos do estudantes, com a responsabilidade dos pais; Lembrando-os de não rabiscar o livro, pois as tarefas propostas nos livros devem ser feitas no caderno.
                                   O encapamento dos livros com plástico, utilizando fita dupla face, ou confecção de capa de tecido que pode ser retirada lavada e posta novamente, com sequência apreender a manusear o livro didático, mantendo as mãos limpas ao utilizá-lo, não usar saliva nos dedos, para mudar as páginas, usar o marcador de páginas e  devolver os livros no final do ano letivo.
















Recursos


  • Plástico de qualquer cor;
  • Papel de presente;
  • Fita dupla face;
  • 85 centímetro de tecido de algodão com estampa de sua escolha;
  • Tesoura;
  • Cola de tecido;
  • Fita de cetim.
















Prática do Projeto



Tirando as medidas do livro.


















Professoras ensinando e auxiliando os alunos no processos de medir e colar o tecido.
 








 

 Livros Prontos




Nenhum comentário: