PROJETO
PERMANENTE NA ESCOLA ESTADUAL MANOEL DA COSTA LIMA
PATRIMÔNIO
PÚBLICO
TEMA
“CONSERVA-SE
O QUE É SEU, PARA MANTER E NÃO FALTARÁ”.
BATAGUASSU
2016
RELATÓRIO DAS
ETAPAS DA REALIZAÇÃO DO PROJETO
PROFESSORA: ALCEJANE DE SOUZA CARNEIRO
DISCIPLINA: ARTE
ENSINO FUNDAMENTAL: 8º ANO
TURMA; E
PERÍODO: VESPERTINO
INTRODUÇÃO
O patrimônio público é um
conjunto de bens que se encontra sobre o poder do governo – seja ele federal
estadual ou municipal –, mas que pertence a todo o povo.
O
termo “patrimônio” significa, entre outras definições herança, riqueza...etc.
Por sua vez, “público” implica naquilo que não pertence somente a uma
determinada pessoa, mas é compartilhado por muitos que dele fazem uso e supre
suas necessidades. A escola, juntamente com o imobiliário que a compõe, é um
exemplo claro e intangível de patrimônio público pertence à coletividade, logo,
ela não pertence nem ao governo, nem ao diretor, muito menos ao aluno. Antes, a
escola pertence a todos – e por definição pura e simples – é um patrimônio
público cujos “donos”, se é que assim se pode dizer, são o governo e a
comunidade escolar, além da sociedade em geral.
OBJETIVO
É de suma importância, que todos,
sobretudo os alunos, se invistam os sentimentos de cidadania nos ideais de
respeito e de conservação do patrimônio escolar.
DESENVOLVIMENTO
1 º Etapa / Maio
Questões que levará os
estudantes a reverem seus comportamentos e valores em relação ao patrimônio.
Þ
Em
nossa casa, costumamos quebrar a mesa e as cadeiras para depois fazer as
refeições no chão?
Þ
Após
realizarmos as refeições deixamos prato e talher em qualquer lugar?
Þ
Em
nossas casas rabiscamos nossas mesas, cadeiras, paredes e portas?
Þ
Entupimos
o vaso sanitário do nosso banheiro?
Þ
Quebramos
nossos móveis e agimos como baderneiros?
Þ
Chutamos
as nossas lixeiras?
Þ
Por que
não fazemos isso?
Þ
Simplesmente
porque se trata do nosso lar, nossa casa, do teto que nos dá abrigo, do
patrimônio que nos pertence.
1º Elaboração
individual de uma planta da escola.
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Planta
da Escola Estadual Manoel da Costa Lima, elaborada pelos estudantes do 8º ano,
Turma E, período Vespertino.
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2º Elaboração da maquete, com a participação todos da sala,
sendo cada repartição da escola responsável por uma equipe.
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Analisando
as medidas necessárias, para elaboração...
Debatendo
as opiniões...
Sanando
as dúvidas com a professora Alcejane...
Ações e campanhas que conscientizem,
informem, eduquem e formem pessoas comprometidas com o seu meio devem ser
implementadas.
Pintura das lixeiras
Parceria com a professora Edinéia (Geografia)
Parceria com a professora Edinéia (Geografia)
OBSERVAÇÃO:
A
SEQUÊNCIA DO PROJETO, OCORRERÁ NO FINAL DO MÊS DE MAIO E INÍCIO DO MÊS DE JUNHO, E TÉRMINO EM NOVEMBRO.
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