segunda-feira, 16 de maio de 2016

Projeto: Conserva-se o que é seu, para manter e não faltará".






PROJETO PERMANENTE NA ESCOLA ESTADUAL MANOEL DA COSTA LIMA







PATRIMÔNIO PÚBLICO







TEMA





“CONSERVA-SE O QUE É SEU, PARA MANTER E NÃO FALTARÁ”.



















BATAGUASSU
2016











RELATÓRIO DAS ETAPAS DA REALIZAÇÃO DO PROJETO




PROFESSORA: ALCEJANE DE SOUZA CARNEIRO


DISCIPLINA: ARTE

ENSINO FUNDAMENTAL:  8º ANO

TURMA;  E

PERÍODO: VESPERTINO




INTRODUÇÃO







O patrimônio público é um conjunto de bens que se encontra sobre o poder do governo – seja ele federal estadual ou municipal –, mas que pertence a todo o povo.
            O termo “patrimônio” significa, entre outras definições herança, riqueza...etc. Por sua vez, “público” implica naquilo que não pertence somente a uma determinada pessoa, mas é compartilhado por muitos que dele fazem uso e supre suas necessidades. A escola, juntamente com o imobiliário que a compõe, é um exemplo claro e intangível de patrimônio público pertence à coletividade, logo, ela não pertence nem ao governo, nem ao diretor, muito menos ao aluno. Antes, a escola pertence a todos – e por definição pura e simples – é um patrimônio público cujos “donos”, se é que assim se pode dizer, são o governo e a comunidade escolar, além da sociedade em geral.





OBJETIVO





            É de suma importância, que todos, sobretudo os alunos, se invistam os sentimentos de cidadania nos ideais de respeito e de conservação do patrimônio escolar.







DESENVOLVIMENTO





1 º  Etapa  / Maio


Questões que levará os estudantes a reverem seus comportamentos e valores em relação ao patrimônio.


Þ   Em nossa casa, costumamos quebrar a mesa e as cadeiras para depois fazer as refeições no chão?

Þ   Após realizarmos as refeições deixamos prato e talher em qualquer lugar?

Þ   Em nossas casas rabiscamos nossas mesas, cadeiras, paredes e portas?

Þ   Entupimos o vaso sanitário do nosso banheiro?

Þ   Quebramos nossos móveis e agimos como baderneiros?

Þ   Chutamos as nossas lixeiras?

Þ   Por que não fazemos isso?

Þ   Simplesmente porque se trata do nosso lar, nossa casa, do teto que nos dá abrigo, do patrimônio que nos pertence.



1º         Elaboração individual de uma planta da escola.













 



















 










 










 












Planta da Escola Estadual Manoel da Costa Lima, elaborada pelos estudantes do 8º ano, Turma E, período Vespertino.






 











2º         Elaboração da maquete, com a participação todos da sala, sendo cada repartição da escola responsável por uma equipe.
















Analisando as medidas necessárias, para elaboração...




 
















 















Debatendo as opiniões...




 















Sanando as dúvidas com a professora Alcejane...















Ações e campanhas que conscientizem, informem, eduquem e formem pessoas comprometidas com o seu meio devem ser implementadas.



Maquetes prontas





Quadra esportiva

Banheiros


Sala dos professores e coordenação

Cozinha



Pintura das lixeiras
Parceria com a professora Edinéia (Geografia)























OBSERVAÇÃO:
A SEQUÊNCIA DO PROJETO, OCORRERÁ NO FINAL DO MÊS DE MAIO E INÍCIO DO MÊS DE JUNHO, E TÉRMINO EM NOVEMBRO.








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