quarta-feira, 16 de maio de 2012

PROJETO "JUVENTUDE E CRIMINALIDADE"


ESCOLA ESTADUAL JOSÉ FERREIRA LIMA








PROJETO






JUVENTUDE E CRIMINALIDADE”








PROFESSORA

ALCEJANE



DISCIPLINA

SOCIOLOGIA


1º ANO C



PERÍODO VESPERTINO








SANTA RITA DO PARDO – MS

ANO LETIVO 2012






















JUVENTUDE E CRIMINALIDADE”



PROPOSTA


Em grupos, os alunos devem preparar e apresentar para os colegas um programa de rádio em que discutam as causas da criminalidade entre jovem.

OBJETIVO
O objetivo é refletir sobre as causas que levam os jovens a prática ilegais das mais simples infrações aos crimes violentos e às drogas ilícitas, e propor soluções.

ÁREA ENVOLVIDA


linguagens e códigos. O professor de Língua Portuguesa poderá auxiliar os alunos na elaboração e na adequação do texto à linguagem própria do rádio. No caso das drogas os professores de Química e Biologia poderão ajudar informando a composição e os efeitos de cada droga no organismo humano.

TEMPO DE PREPARAÇÃO


Dois meses.

ROTEIRO


O roteiro pode ser adaptado às necessidades da classe.
              1. elaborar a pauta: a pauta é a lista dos assuntos dos quais os grupos vão tratar no filme. Um ou mais dos subtemas a seguir podem ser abordados no programa.
              • Educação e criminalidade: como a escola pode colaborar para evitar que a criminalidade atinja o jovem?
              • Contexto social e criminalidade: que situações e contextos sociais podem conduzir os jovens a consumir drogas e praticar crimes?
              • Drogas: as drogas representam uma porta de entrada para a criminalidade/
              • O sistema de recuperação de adolescente (como a Fundação Casa e a Funabem) recebem tratamento que lhes permite retornar ao convívio social? Nesses locais, educa-se ou ensina-se a ser criminoso?
              • Novas iniciativas para a ressocialização do jovem infrator: os governos e os poderes Legislativos e Judiciário têm efetivado ações e políticas públicas para garantir que os infratores sejam recuperados?
              • Coletar dados e informações: definida a pauta, os alunos devem pesquisar, em revistas, jornais e sites, informações sobre os diversos aspectos do(s) subtema(s) escolhido(s). eles podem, com a orientação do professor, pedir para um jurista ou advogado, um psicólogo ou um sociólogo indicações de pessoas que possam contribuir com as pesquisas, sugerindo publicações e sites.
              • Levantar fontes: na terceira etapa do projeto, os alunos devem definir os entrevistados, que podem ser especialistas direta ou indiretamente envolvidos com o assunto _ juristas, advogados, líderes religiosos, psicólogos, antropólogos, agentes da justiça e da polícia, etc. _ ou jovens acolhidos n o sistema de recuperação de infratores. Nessa etapa, é necessária a intermediação do professor ou da direção da escola, para definir a melhor forma de acesso aos especialista e aos estabelecimentos de recuperação.
              • Realizar as entrevistas: nesta fase, os alunos devem preparar o roteiro, redigir as perguntas com base nas informações selecionadas e definir data e horário com os entrevistados.
              • Elaborar a pré-edição: os alunos devem selecionar os conteúdos que serão aproveitados no programas e gravar os trechos escolhidos.
              • Realizar a narração: nessa etapa, os alunos devem elaborar um roteiro e um texto narrativo para contextualizar e 'amarrar” as matérias e entrevistas.
              • Providenciar a sonorização: os alunos devem selecionar músicas e efeitos sonoros para destacar trechos tristes, alegres, dramáticos ou cômicos das matérias e para organizar as partes que comporão o programa.
            • Apresentar o trabalho: na etapa final, os grupos devem exibir para a classes o filme, com breve comentário.







              Os alunos elaborando o slide sobre as entrevistas.






















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