ESCOLA
ESTADUAL JOSÉ FERREIRA LIMA
PROJETO
“JUVENTUDE
E CRIMINALIDADE”
PROFESSORA
ALCEJANE
DISCIPLINA
SOCIOLOGIA
1º ANO
C
PERÍODO
VESPERTINO
SANTA
RITA DO PARDO – MS
ANO
LETIVO 2012
“JUVENTUDE
E CRIMINALIDADE”
PROPOSTA
Em grupos, os alunos devem preparar e apresentar para os colegas
um programa de rádio em que discutam as causas da criminalidade
entre jovem.
OBJETIVO
O objetivo é refletir sobre as causas que levam os jovens a
prática ilegais das mais simples infrações aos crimes violentos e
às drogas ilícitas, e propor soluções.
ÁREA
ENVOLVIDA
linguagens e códigos. O professor de Língua Portuguesa poderá
auxiliar os alunos na elaboração e na adequação do texto à
linguagem própria do rádio. No caso das drogas os professores de
Química e Biologia poderão ajudar informando a composição e os
efeitos de cada droga no organismo humano.
TEMPO
DE PREPARAÇÃO
Dois meses.
ROTEIRO
O roteiro pode ser adaptado às necessidades da classe.
- elaborar a pauta: a pauta é a lista dos assuntos dos quais os grupos vão tratar no filme. Um ou mais dos subtemas a seguir podem ser abordados no programa.
- Educação e criminalidade: como a escola pode colaborar para evitar que a criminalidade atinja o jovem?
- Contexto social e criminalidade: que situações e contextos sociais podem conduzir os jovens a consumir drogas e praticar crimes?
- Drogas: as drogas representam uma porta de entrada para a criminalidade/
- O sistema de recuperação de adolescente (como a Fundação Casa e a Funabem) recebem tratamento que lhes permite retornar ao convívio social? Nesses locais, educa-se ou ensina-se a ser criminoso?
- Novas iniciativas para a ressocialização do jovem infrator: os governos e os poderes Legislativos e Judiciário têm efetivado ações e políticas públicas para garantir que os infratores sejam recuperados?
- Coletar dados e informações: definida a pauta, os alunos devem pesquisar, em revistas, jornais e sites, informações sobre os diversos aspectos do(s) subtema(s) escolhido(s). eles podem, com a orientação do professor, pedir para um jurista ou advogado, um psicólogo ou um sociólogo indicações de pessoas que possam contribuir com as pesquisas, sugerindo publicações e sites.
- Levantar fontes: na terceira etapa do projeto, os alunos devem definir os entrevistados, que podem ser especialistas direta ou indiretamente envolvidos com o assunto _ juristas, advogados, líderes religiosos, psicólogos, antropólogos, agentes da justiça e da polícia, etc. _ ou jovens acolhidos n o sistema de recuperação de infratores. Nessa etapa, é necessária a intermediação do professor ou da direção da escola, para definir a melhor forma de acesso aos especialista e aos estabelecimentos de recuperação.
- Realizar as entrevistas: nesta fase, os alunos devem preparar o roteiro, redigir as perguntas com base nas informações selecionadas e definir data e horário com os entrevistados.
- Elaborar a pré-edição: os alunos devem selecionar os conteúdos que serão aproveitados no programas e gravar os trechos escolhidos.
- Realizar a narração: nessa etapa, os alunos devem elaborar um roteiro e um texto narrativo para contextualizar e 'amarrar” as matérias e entrevistas.
- Providenciar a sonorização: os alunos devem selecionar músicas e efeitos sonoros para destacar trechos tristes, alegres, dramáticos ou cômicos das matérias e para organizar as partes que comporão o programa.
- Apresentar o trabalho: na etapa final, os grupos devem exibir para a classes o filme, com breve comentário.Os alunos elaborando o slide sobre as entrevistas.
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