O professor é o profissional que constrói o conhecimento tendo a pesquisa como
prática educativa, correndo atrás da renovação e atualização para fazê-lo com
competência.
Sabemos que os nossos conhecimentos são enriquecidos partindo do que já
conhecemos e, podemos socializar conhecimento transmitindo e reconstruindo. Temos o
compromisso de fazer o aluno aprender através de conhecimento e da prática e a
melhor maneira de fazer com que isso aconteça é através da interdisciplinaridade.
Desde sempre a área de artes tem sido posta em segundo plano dentro da
importância no currículo escolar, sendo vista por muitos coordenadores ( e
consequentemente pelos alunos ) como um tipo de “relax” ou “momento de lazer”, onde se
fazem “desenhinhos “ , se “ilustram “ acontecimentos ou se fazem “ presentinhos “para
datas especiais (...). Mesmo em muitos estabelecimentos onde se trabalha com projetos,
muitas vezes a arte aparece como mera coadjuvante, ilustrando temas ou coisa parecida.
O que precisamos saber é que a arte pode ser parte integrante real e
enriquecedora da interdisciplinaridade da escola, podendo funcionar de forma ampla,
acrescentando informações e aumentando o conhecimento do aluno.
Podemos testemunhar com firmeza que isto é possível de se fazer, tendo como base
o nosso trabalho aqui no N.E.I., neste curto espaço de tempo em que estamos engajados
nesta experiência fundamentada na Escola da Ponte, neste primeiro semestre de 2006.
Temos assistido a um crescer de conhecimento pelos alunos que buscam através da
pesquisa e do trabalho em grupo, onde um aprende com o outro .O aluno torna-se autor
do seu próprio conhecimento e o professor não é mais o transmissor de conhecimento mas
sim , facilitador da aquisição do mesmo, motivando, inovando e propondo desafios
relacionados a sua área ,integrada às outras, lembrando sempre que a vontade de aprender
nada mais é do que o desafio de conhecer.
Assim, é possível que se aprenda Arte Moderna e se conheça a Semana de Arte
Moderna através de um projeto com tema da área de História (ex. : Santos Dumont ) ou
se aprenda sobre a arte da Fotografia e se conheça o fotógrafo Sebastião Salgado , assim
como se fique engajado com problemas sociais da atualidade do Brasil e do mundo,
através de um projeto de Ciências (ex : Oswaldo Cruz ) ou mesmo criando a decoração do
espaço escolar e ressalte o patriotismo confeccionando pingente, de acordo com esquema
geométrico através de um projeto da área de Esportes ( ex : Edson Arantes do Nascimento
– Pelé )... e assim por diante... A curiosidade leva à pesquisa e consequentemente
aumenta o conhecimento, lembrando que nada restará de um ensino só baseado em
conteúdos aprendidos no ensino fundamental e médio que logo mais serão esquecidos e se
tornarão desnecessários. Mas, quem aprende a estudar, a pesquisar e a pensar e quem
se sente desafiado a aprender carrega esse patrimônio até o fim da vida, e não apenas
da vida acadêmica. Não podemos mais viver a escola como quando éramos crianças.
Afinal de contas, estamos no século XXI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário