O livro didático (...) tem sido apontado como o grande vilão do ensino no Brasil. Diante dos grandes problemas educacionais, dos Parâmetros Curriculares Nacionais e do baixo desempenho dos alunos em testes padronizados, muitos educadores apontam o livro didático como o grande obstáculo a impedir mudanças significativas nas salas de aula. “Alguns chegam a afirmar que ele deve ser simplesmente retirado do alcance do professor para que as mudanças possam de fato ocorrer”. Nélio Bizzo (1999). Reflitam diante dos ítens apresentados abaixo:
- Analise o uso do livro didático na sua prática pedagógica.
O livro didático “Projeto Araribá, editora Moderna” por ser um material dedicado para a prática de ensino do meu país e estado, a realidade é apenas para um número expressivo de alunos da rede pública de ensino. Para refletir sobre o compromisso do conhecimento de ensino aprendizagem de leitura e escrita, em Geografia, foram analisadas duas coleções de geografia, representativas na escola pública de Santa Rita do Pardo. Mesmo que ainda incipiente, é possível apontar, como resultado da análise dos livros didáticos de Geografia, uma prática de letramento escolar que visa à compreensão de texto, mapas e escrita.
- Reflita sobre como você utiliza o livro texto.
O livro didático eu utilizo de várias formas, através de leitura, explicações, resoluções de atividades do livro e atividades extras, através de sugestões do livro sobre filmes, sites de pesquisas, pesquisas sugeridas, leitura de mapas, etc...
- Avalie o livro didático que você utiliza em sala de aula: o livro é correto do ponto de vista conceitual?
O livro é correto no meu ponto de vista conceitual, pois o mesmo é composto com muita clareza, sobre o conteúdo exigido no referencial, apenas não segue a seqüência do referencial de forma bimestral, mas o mesmo é composto de conteúdos com muita clareza, atividades para organizar o conhecimento, pesquisas, sugestões de filmes relacionados ao conteúdo do livro didático,...
- A metodologia de ensino proposta no livro é estimulante, evitando longas listas de nomes a serem memorizados e exercícios de transcrição de texto?
Às vezes sim, varia muito o tema, pois a conteúdo extenso e complexo, no qual tenho que diferenciar várias vezes às formas de aplicação e explicação do conteúdo, para que assim os alunos possam absorver melhor.
- O livro revela preocupação em prevenir preconceitos e evitar estereótipos de natureza étnica, de gênero e de classe social ou discriminações de minorias?
Sim, no qual surgem idéias para desenvolver projetos encima do tema.
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