domingo, 13 de setembro de 2009

Currículo


O currículo é visto como uma tradição seletiva de significações que envolvem a cultura e a identidade dos grupos sociais. O currículo não é simplesmente uma montagem neutra de conhecimentos. Ele é produzido pelos conflitos, tensões e compromissos culturais, políticos e econômicos que organizam um povo. A partir disso, podemos iniciar nossa relação com o poder e as definições curriculares presentes na escola, partindo dos elementos que culturalmente estruturam e identificam um grupo social.
O currículo educacional necessita superar grandes desafios e superar as dificuldades na prática a ser enfrentada, mas mesmo assim não podemos ignorar as mudanças que ocorrem na escola atigindo até mesmo a educação continuada que envolve todos os membros escolares, até mesmo a sociedade atual, sendo então precionadas com as modernas tecnologias que assume seu papel relevante. Embora estas transformações estejam muito presentes em nosso cotidiano, nas múltiplas situações em que participamos. A introdução do computador na escola, aparentemente simples, uma vez que se trata de um recurso muito presente nas inúmeras situações sociais das quais participamos, tem se mostrado particularmente difícil e nem muito bem aceita pelos professores e dirigentes escolares, que até mesmo as vezes contrariam os expectativas e desejos dos alunos, especialmente a nossa realidade que são aqueles alunos de fazenda que são privados dessa experiência.
Sabemos então que nós educadores temos que enfrentar os obstáculos em relação as modernas tecnologias que já nos apresenta, levando ao líder educacional a levantar novas propostas educacionais em que a tecnologia pode ocupar o lugar de ferramenta em trabalhos coletivos, com capacitação aos interessados e nessecitados dessa mudança, apesar que sabemos que haverá sobrecarga de trabalho e dificuldades de adaptações, pois acarreta outros compromissos com as atividades proposta na formação, no qual se conjugam forças de distintas ordens que caracterizam as tenções e os conflitos, para depois definir as mudanças necessárias ao seu desenvolvimento como organização aprendente.
Os projetos de trabalho podem abarcar várias disciplinas, porém, isso não pode ser obrigatório. Eles são importantes porque abrem novas possibilidades de aprendizagem aos alunos, tais como viver situações em que é necessário tomar uma decisão sobre que caminho seguri; aprender a fazer um cronograma, considerando uma meta e asa condições para realizar o projeto;decidir que estudos realizar para desenvolver um problema; compreender um processo e analizar uma situação mais complexa.
É importante destacar que a avaliação de um projeto de trabalho precisa levar m consideração, principalmente, as aprendizagens obtidas pelos alunos e alunas durante sua concretização.Um projeto é significativo na medida em que proporciona aprendizagens que justificam o projeto, seja ele de um professor ou professora que use sua matéria ou faz uma interdisciplinaridade.
Em um projeto de trabalho indisciplinar cada professor que participa precisa determinar os objetivos específicos, isto é, aqueles próprios da disciplinas, ou área com a qual trabalha , uma forma de abordar esses projetos é utilizarmos os temas transversais, que são determinados com as questões de relevância social e não pode ser elaborados e trabalhados somente por uma única disciplina ou por um único profissional de forma particular.Quer dizer, para entender e buscar saídas para os problemas trazidos pelos temas transversais é preciso fazer uma abordagem interdisciplinar.

Nenhum comentário: