sexta-feira, 11 de abril de 2014

Jardim Suspenso da Babilônia

Arte


Jardins Suspensos da Babilônia



Uma Das Sete Maravilhas Do Mundo Criada Pelo Homem





Situava-se na Babilônia (Mesopotâmia), mais precisamente as margens do rio Eufrates ( segundo as teorias históricas e geográficas).


Mapa



O Jardim Suspenso foi  criado pelo rei Nabucodonosor, para agradar sua esposa Amytis, pois a mesma antes de se casar  com o rei morava num reino entre montanhas e florestas verdejantes levando a sentir falta deste tipo de natureza na Mesopotâmia.



O rei e sua esposa




    A obra arquitetônica era imensa, os jardins imensuráveis contendo seis  montanhas artificiais feitas de tijolos de barro cozido, com terraços superpostos onde foram plantadas árvores e flores .
Crendo que os mesmos eram apoiados em colunas cuja altura variava de 25m a 100m.
Para chegar ao terraço subia-se por uma escada de mármore, tendo folhagens, mesas e fontes.


    A Babilônia era desértica, não podia contar com as chuvas para irrigar o jardim, sendo assim usava-se  um “esquema de bomba cadeia” controlada por escravos (tendo duas enormes rodas interligadas  por uma corrente com baldes presos, que retirava água do rio Eufrates, e depositava numa piscina no alto da estrutura, que posteriormente liberaria água através de comportas internas que atuavam como “pequenos rios” e assim irrigaria os jardins).



Imagem da bomba de água




Há registro de algumas ruínas encontradas da antiga Babilônia (hoje região do Iraque) que pode ter  sido os Jardins Suspensos, por sua localização (sul da cidade) e estrutura (lacunas e estranhos buracos na terra que poderiam ser o local onde a água era transportada).




Imagem de ruínas





Não há registros totalmente CERTO das grandes maravilhas (pode ser uma das maravilhas que tem menos registros)o que temos é uma idéia menos fiel que pode ter sido construído por uma Rainha assíria chamada Semiramis), mas  baseamos nas histórias mais discutidas para podermos relatar o trabalho.





Imagens de jardins












Elaboração das maquetes














Maquetes prontas












Escola Estadual Manoel da Costa Lima
Professora Alcejane
Disciplina Arte

Recursos utilizados

Sala de Tecnologia (Pesquisa impressa), professor Leandro.
Celular, máquina fotográfica, isopor, máquina de cortar isopor, tinta guache, pincel, cola de isopor, plantas artificiais, régua,caneta, estilete e folha sulfite.


 1º Ano
Turma E
Período Vespertino
1º Ano
Turma D
Período Noturno





“O criar do Homem surge através de alguma inspiração natural ou sobrenatural, com razão ou emoção, sentimento ou acaso. Levando a surgir algo fantástico, revelador, motivando o mundo a vivenciar momentos únicos, ficando na história e no coração, então morre e nasce novas criações e criaturas da arte da vida...”
Alcejane de S. Carneiro
11/04/2014




Nenhum comentário: