O relevo e a hidrografia são interdepentes, ou seja, um depende do outro. As formas da crosta terrestre determinam as nascentes e os cursos dos rios. Estes, por sua vez, transformam o relevo continuamente, desgastando as formas e dando origem a outras.
A crosta terrestre é irregular, sendo constituído por diferentes formas, ora planas, ora elevadas. O conjunto dessas formas constitui o relevo, importante elemento para a existência das diferentes paisagens.
A maneira mais correta de representar o relevo em um mapa é através das curvas de nível.
Com a finalidade de demonstrar o relevo, os mapas de orientação possuem as curvas de nível. São linhas marrons que representam "cortes" horizontais no terreno a cada determinada altitude: chamada eqüidistância. Normalmente de 5 em 5 metros.
Terreno X curvas de nível
Esta técnica exige maior treinamento que as demais. Com o mapa em mãos, observando suas curvas de nível, o orientista deve possuir a habilidade de "enxergar" o terreno em três dimensões. A partir dessa "visão", usa-se o relevo a seu favor, evitando subidas e descidas desnecessárias, bem como, auxiliando a navegação.
Em muitas circunstâncias, analisando apenas as curvas de nível isoladamente, chega-se a conclusão que a melhor opção de rota entre dois pontos de controle não é a linha reta, e sim, desbordando elevações e depressões.
1- Descrição da aula com seus objetivos, etapas. Recursos necessários etc.
Tema: Curvas de nível.
A aula foi criada através de pesquisa no livro didático, internet, maquete, etc.
Analisamos qual turma seria melhor desenvolver esta aula, pois a mesma precisa ser realiza em várias etapas, e de maior freqüência possível.
A pesquisa e elaboração a aula não foi difícil, pois o conteúdo pode ser encontrado em vários livros e sites.
2-Características da turma em que foi experimentado:
Sendo aplicada em alunos do 6ª Ano do Ensino Fundamental com quatro ou cinco aulas com duração de 50 minutos.
Desenvolvida a aula na disciplina de Geografia e Língua Portuguesa, com a participação de 25 alunos ao todo.
Professora de Geografia (Alcejane) aplicou a teoria através o slide apresentado pela mesma, sendo o mesmo já trazendo toda a explicação de forma clara e objetiva, através do hipertexto junto ao hiperlink.
Professora de Língua Portuguesa (Rosailda) e professora Pedagoga (Edna Aparecida) realizaram interpretação de texto, auxiliando os alunos na elaboração dos desenhos sobre curvas de nível e maquete.
3- Descrição de como se desenvolveu.
1º -Explicação e pesquisa na sala de tecnologia sobre: Curva de nível
Tema: Curvas de nível.
A aula foi criada através de pesquisa no livro didático, internet, maquete, etc.
Analisamos qual turma seria melhor desenvolver esta aula, pois a mesma precisa ser realiza em várias etapas, e de maior freqüência possível.
A pesquisa e elaboração a aula não foi difícil, pois o conteúdo pode ser encontrado em vários livros e sites.
2-Características da turma em que foi experimentado:
Sendo aplicada em alunos do 6ª Ano do Ensino Fundamental com quatro ou cinco aulas com duração de 50 minutos.
Desenvolvida a aula na disciplina de Geografia e Língua Portuguesa, com a participação de 25 alunos ao todo.
Professora de Geografia (Alcejane) aplicou a teoria através o slide apresentado pela mesma, sendo o mesmo já trazendo toda a explicação de forma clara e objetiva, através do hipertexto junto ao hiperlink.
Professora de Língua Portuguesa (Rosailda) e professora Pedagoga (Edna Aparecida) realizaram interpretação de texto, auxiliando os alunos na elaboração dos desenhos sobre curvas de nível e maquete.
3- Descrição de como se desenvolveu.
1º -Explicação e pesquisa na sala de tecnologia sobre: Curva de nível
2º - Leituras de imagens sobre curvas de nível
3º - Reprodução dos desenhos de curvas de nível elaborados na sala de tecnologia pelos alunos.
4º - Término dos desenhos em sala de aula.
5º - Pesquisa em campo.
6º - Elaboração de maquete.
4- Resultados obtidos:
Os alunos obtiveram resultado satisfatório, desenvolvendo todos os trabalhos aplicados de forma criativa e interpretativa, como os desenhos, questionários sobre curvas de nível através de leitura de imagem, apresentação de slide, elaboração de maquete, exposição dos trabalhos elaborados.
Os alunos obtiveram resultado satisfatório, desenvolvendo todos os trabalhos aplicados de forma criativa e interpretativa, como os desenhos, questionários sobre curvas de nível através de leitura de imagem, apresentação de slide, elaboração de maquete, exposição dos trabalhos elaborados.
5- Conclusão
Através das aulas os alunos adquiriram mais conhecimentos e aprendizados referentes à importância do solo em relação a curvas de nível, a finalidade da existência das mesmas, preservação e conservação do solo, resultando em aulas criativas interdisciplinares usando a criatividade existente em cada aluno, fazendo com que os mesmos trocassem suas idéias e elaborações única de maquetes.
Para aulas vindouras pode aprofundar no assunto sobre curvas de nível levantando sobre formas de relevos, sua importância para o planeta e o ser humano, suas características, localizações, etc.
6- Bibliografia e webliografia:
Livro Projeto Araribá
Geografia 5ª série / obra coletiva, concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna;
Editora responsável Virginia
Aoki – 1. ed. – São Paulo: Moderna,2006
Obra em 4 v. para alunos de 5º a 8º séries.
“Componente curricular: Geografia”
Bibliografia. 1. Geografia (Ensino Fundamental) I. Aoki, Virginia.
http://www.brasilescola.com/geografia/rios.htm
http://mapas.terra.com.br/portal_terra/light/
http://maps.google.com.br/
http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Relevo/
http://www.youtube.com/watch?v=e2yGrdw_R3I&feature=related
http://www.slideshare.net/Ariedson/relevo-do-brasil-presentation
http://www.infoescola.com/cartografia/curva-de-nivel/
http://geographicae.wordpress.com/2007/06/09/formas-de-relevo-e-curvas-de-nivel/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Curva_de_n%C3%ADvel
http://educacao.uol.com.br/geografia/ult1701u95.jhtm
Através das aulas os alunos adquiriram mais conhecimentos e aprendizados referentes à importância do solo em relação a curvas de nível, a finalidade da existência das mesmas, preservação e conservação do solo, resultando em aulas criativas interdisciplinares usando a criatividade existente em cada aluno, fazendo com que os mesmos trocassem suas idéias e elaborações única de maquetes.
Para aulas vindouras pode aprofundar no assunto sobre curvas de nível levantando sobre formas de relevos, sua importância para o planeta e o ser humano, suas características, localizações, etc.
6- Bibliografia e webliografia:
Livro Projeto Araribá
Geografia 5ª série / obra coletiva, concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna;
Editora responsável Virginia
Aoki – 1. ed. – São Paulo: Moderna,2006
Obra em 4 v. para alunos de 5º a 8º séries.
“Componente curricular: Geografia”
Bibliografia. 1. Geografia (Ensino Fundamental) I. Aoki, Virginia.
http://www.brasilescola.com/geografia/rios.htm
http://mapas.terra.com.br/portal_terra/light/
http://maps.google.com.br/
http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Relevo/
http://www.youtube.com/watch?v=e2yGrdw_R3I&feature=related
http://www.slideshare.net/Ariedson/relevo-do-brasil-presentation
http://www.infoescola.com/cartografia/curva-de-nivel/
http://geographicae.wordpress.com/2007/06/09/formas-de-relevo-e-curvas-de-nivel/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Curva_de_n%C3%ADvel
http://educacao.uol.com.br/geografia/ult1701u95.jhtm
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