quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Representação do relevo: curvas de nível

Relevo é o conjunto das diferentes formas existentes na crosta terrestre crosta terrestre, e a hidrografia compreende as águas continentais, com destaque para os rios.
O relevo e a hidrografia são interdepentes, ou seja, um depende do outro. As formas da crosta terrestre determinam as nascentes e os cursos dos rios. Estes, por sua vez, transformam o relevo continuamente, desgastando as formas e dando origem a outras.
A crosta terrestre é irregular, sendo constituído por diferentes formas, ora planas, ora elevadas. O conjunto dessas formas constitui o relevo, importante elemento para a existência das diferentes paisagens.
A maneira mais correta de representar o relevo em um mapa é através das curvas de nível.
Com a finalidade de demonstrar o relevo, os mapas de orientação possuem as curvas de nível. São linhas marrons que representam "cortes" horizontais no terreno a cada determinada altitude: chamada eqüidistância. Normalmente de 5 em 5 metros.
Terreno X curvas de nível
Esta técnica exige maior treinamento que as demais. Com o mapa em mãos, observando suas curvas de nível, o orientista deve possuir a habilidade de "enxergar" o terreno em três dimensões. A partir dessa "visão", usa-se o relevo a seu favor, evitando subidas e descidas desnecessárias, bem como, auxiliando a navegação.
Em muitas circunstâncias, analisando apenas as curvas de nível isoladamente, chega-se a conclusão que a melhor opção de rota entre dois pontos de controle não é a linha reta, e sim, desbordando elevações e depressões.
1- Descrição da aula com seus objetivos, etapas. Recursos necessários etc.
Tema:
Curvas de nível.
A aula foi criada através de pesquisa no livro didático, internet, maquete, etc.
Analisamos qual turma seria melhor desenvolver esta aula, pois a mesma precisa ser realiza em várias etapas, e de maior freqüência possível.
A pesquisa e elaboração a aula não foi difícil, pois o conteúdo pode ser encontrado em vários livros e sites.

2-Características da turma em que foi experimentado:
Sendo aplicada em alunos do 6ª Ano do Ensino Fundamental com quatro ou cinco aulas com duração de 50 minutos.
Desenvolvida a aula na disciplina de Geografia e Língua Portuguesa, com a participação de 25 alunos ao todo.
Professora de Geografia (Alcejane) aplicou a teoria através o slide apresentado pela mesma, sendo o mesmo já trazendo toda a explicação de forma clara e objetiva, através do hipertexto junto ao hiperlink.
Professora de Língua Portuguesa (Rosailda) e professora Pedagoga (Edna Aparecida) realizaram interpretação de texto, auxiliando os alunos na elaboração dos desenhos sobre curvas de nível e maquete.

3- Descrição de como se desenvolveu.

1º -Explicação e pesquisa na sala de tecnologia sobre: Curva de nível
2º - Leituras de imagens sobre curvas de nível
3º - Reprodução dos desenhos de curvas de nível elaborados na sala de tecnologia pelos alunos.
4º - Término dos desenhos em sala de aula.
5º - Pesquisa em campo.
6º - Elaboração de maquete.
4- Resultados obtidos:
Os alunos obtiveram resultado satisfatório, desenvolvendo todos os trabalhos aplicados de forma criativa e interpretativa, como os desenhos, questionários sobre curvas de nível através de leitura de imagem, apresentação de slide, elaboração de maquete, exposição dos trabalhos elaborados.
5- Conclusão
Através das aulas os alunos adquiriram mais conhecimentos e aprendizados referentes à importância do solo em relação a curvas de nível, a finalidade da existência das mesmas, preservação e conservação do solo, resultando em aulas criativas interdisciplinares usando a criatividade existente em cada aluno, fazendo com que os mesmos trocassem suas idéias e elaborações única de maquetes.
Para aulas vindouras pode aprofundar no assunto sobre curvas de nível levantando sobre formas de relevos, sua importância para o planeta e o ser humano, suas características, localizações, etc.

6- Bibliografia e webliografia:

Livro Projeto Araribá
Geografia 5ª série / obra coletiva, concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna;
Editora responsável Virginia
Aoki – 1. ed. – São Paulo: Moderna,2006
Obra em 4 v. para alunos de 5º a 8º séries.
“Componente curricular: Geografia”
Bibliografia. 1. Geografia (Ensino Fundamental) I. Aoki, Virginia.

http://www.brasilescola.com/geografia/rios.htm
http://mapas.terra.com.br/portal_terra/light/
http://maps.google.com.br/
http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Relevo/
http://www.youtube.com/watch?v=e2yGrdw_R3I&feature=related
http://www.slideshare.net/Ariedson/relevo-do-brasil-presentation
http://www.infoescola.com/cartografia/curva-de-nivel/
http://geographicae.wordpress.com/2007/06/09/formas-de-relevo-e-curvas-de-nivel/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Curva_de_n%C3%ADvel
http://educacao.uol.com.br/geografia/ult1701u95.jhtm
































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