quinta-feira, 9 de julho de 2009

AULA DE GEOGRAFIA

Culinária Sulmatogrossense

Identificar a cultura de seu estado, comparar e conhecer diferentes tipos de Festas Típicas Matogrossense.

Aula de 50 minutos e podendo trabalhar diversas forma durante o bimestre.
Conhecimento de novas culturas e culinárias sobre o seu estado ou de Mato Grosso do Sul.

Orientações ao professor.
Professor(a), esta proposta de aula foi elaborada em quatro atividades subseqüentes.
As atividades têm como objetivo despertar os alunos a capacidade cognitivas como pesquisa, leitura de mapas, comparação, observação, relação etc.
O professor tem a liberdade de elaborar com os alunos questionários, maquetes, receitas etc.

1º Passo

O professor (a) inicia com a problematização.
Professor (a) desperta o interresse dos alunos para o tema abordado através do diálogo com as seguintes questões.
Perguntar sobre os pratos dos quais gostam.
Quais as cidades que conhecem.
Qual a diferenças entre as cidades conhecidas.

2º Passo

O professor(a) fornece aos alunos o Mapa Político do Brasil, pedindo para os mesmos encontrarem as cidades que conhecem.
Os alunos deverão passar as coordenadas geográficas das cidades conhecidas.
O professor(a) pode complementar com vídeo sobre Mato Grosso do Sul que pode ser encontrado no site do mec.gov.br.
O vídeo será para levantar discussões sobre o tema.

3º Passo
Após assistirem o vídeo, os alunos irão elaborar debate com a orientação do(a) professor(a).
O professor(a) irá interromper o debate para seguintes questões:
Qual a cultura praticada na cidade?
Qual o traje mais usado?
Qual a culinária típica da cidade?
Qual a semelhança com a cidade onde o aluno vive?
Qual a história da cidade?
Quais as festas típicas do estado e de sua cidade?

O professor irá com os alunos na sala de tecnologia pesquisar sobre as cidades de Mato Grosso do Sul que realizam festas típicas (Festa da Lingüiça em Maracajú).
Fazer uma pesquisa de campo, levantando dados sobre a culinária da cidade (arroz carreteiro, feijoada etc.).
Pesquisar os teores calóricos das receitas, os mesmos podem pedir ajuda ao professor(a) de Ciências para auxiliarem e explicar sobre o teor calórico.
Nas receitas eles irão acrescentar também as dosagens de todos os ingredientes das receitas, lembrando que os mesmos podem pedir ajuda ao professor(a) de Matemática, assim poderão aprender sobre a quantidade, a dosagem, as gramas de todos os ingredientes.
Digitar na sala de tecnologia usando as ferramentas do Word nas receitas , elaborando assim um livro de receitas.
Elaborar um receita utilizando os ingredientes de várias receitas já digitadas.
Com ajuda da coordenação e direção e professores, os alunos irão apresentar o trabalho na Feira de Ciências em apresentação de projetos, com cartazes, fotos etc., junto fornecerão uma pequena porção para degustação da receita elaborada pelos mesmos.
Avaliação
A avaliação fica a critério do professor pois é uma aula de grande valia e aproveito.

PROFESSORA ALCEJANE

Nenhum comentário: