A evolução tecnológica põe à disposição dos professores novas ferramentas de que poderão (ou não) tirar partido. Os programas oficiais das diversas disciplinas fazem algumas referências à utilização dessas ferramentas se entendem que a sua utilização pode ser útil à concretização dos objetivos gerais ou específicos da disciplina.
Nesse novo panorama social, a informação é o elemento desencadeador de transformações na vida das pessoas. A influência das Tecnologias da Informação e da Comunicação se faz sob questões excludentes e seletivas. Entretanto, elas não estão fechadas, pois busca-se a democratização digital. O professor é o elemento fundamental para desencadear esse processo. Entretanto, também sofre com a falta de políticas públicas voltadas para uma formação continuada que privilegiem a sua inserção no ambiente tecnológico.
Também não podemos pensar que as tecnologias são para poucos, pois seja qual for à classe social, sua influência se faz presente. Portanto, fazem parte de todos os contextos. Ao professor, cabe conhecer esses espaços, identificar os significados que as tecnologias possuem em cada um deles para que se possa desenvolver um trabalho pedagógico que viabilize a participação do educando, ativamente, nesse novo cenário.
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